Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Mark Farner, e uma verdadeira aula de como se fazer música.


MARK FARNER
Mark Farner`s American band

Data: 15/05/2019

Local: Theatro NET Rio
Cocabana/RJ

Resenha e fotos por Luis Carlos
Fotos por José Folena

Se você falar no nome de Mark Farner, naturalmente estará lembrando do Grand Funk Railroad, banda seminal do maravilhoso Rock and Roll feito na década de 70, e de qual o trio (ou quarteto) lançou discos considerados clássicos para o estilo e músicas que povoam até hoje o imaginário do fã.

O Grand Funk era diferente. A pegada pesada estava ali, porém, o groove com que a banda tocava, fazia com que a música da banda transitasse outra energia, em coisas mais pops. Eram poderosos ao vivo e faziam performances avassaladoras, daquelas de incomodar até outras bandas. E tudo isso apenas como um trio, já que a banda virou quarteto com o lançamento do disco “We`re na American band” (e curiosamente a banda começou como um quarteto). Além de Farner, a banda era formada pelo baterista e também vocalista Don Brewer e pelo baixista Mel Schacher.

 Farner era e ainda é a voz da banda, já que é possível pensar na banda sem ele. Farner gravou seu último disco com o grupo em 83 em “What`s funk?”, o último disco de inéditas do grupo, e ele, continua poderoso cantando. Suas danças no palco continuam ali, e esse senhor de 72 anos continua um espetáculo à parte, já que além de tocar e cantar super bem, ainda tocou teclado em algumas músicas, além da gaita e da participação no solo do baterista. Valeu a pena ter saído de tão longe para assistir um artista que respira e inspira música no melhor dos sentidos e faz com que todos que o estejam assistindo, sintam toda energia vinda não só daquela performance e se divirtam, afinal, com uma boa parte de público formado por pessoas acima de 60 anos, foi divertido ver a alegria daqueles senhores cantando e dançando nas músicas. Eu, com 46 anos de idade me senti jovem ali. Ou, tão velho por não ter toda aquela disposição. Farner é um show man, fez de tudo um pouco. Acho que só faltou tocar baixo. Que guitarra poderosa, e que por mais que ela soe tão simples em algumas músicas, é incrível o que um bom compositor como Farner é capaz de fazer para se criar algo tão grandioso. Assisti ali todos os clássicos possíveis do Grand Funk e saiu feliz, assim como toda plateia, em bom número, que presenciou uma verdadeira aula de música, seja ela rock, funk, Soul.
Valeu a pena me despencar de Bangu, já que a distância é bem grande do local do evento, Copacabana, para assistir uma apresentação que com certeza ficará marcada na minha cabeça para sempre.

SET LIST:


Are You Ready
Rock & Roll Soul

Footstompin’ Music

We’re An American Band

Aimless Lady

Paranoid

Into the Sun

All You’ve Got Is Money

Shinin’ On

Heartbreaker

Mean Mistreater

Bad Time

Sin’s a Good Man’s Brother

The Loco-Motion

Some Kind of Wonderful

I’m Your Captain


Nenhum comentário:

Postar um comentário