HICSOS, celebrando sua trajetória musical com um ótimo DVD.
Por Luis Carlos
A ideia desse DVD era para comemorar os 26 anos da banda, porém, o material saiu e o grupo já tem 28 anos. Não me espanta por ser a única banda carioca que se manteve ativa da década de 90 para cá, e atravessando todas as barreiras que uma banda underground do estilo passa aqui no Brasil, e isso sem contar com a maior sina na carreira do Hicsos: a troca de guitarristas.
Depois da gravação de DVD, a banda ficou sem Celso Rossatto, que substituíra Antonio Saba, importante integrante do grupo e que tocou por tantos anos no Hicsos. No momento a banda conta apenas com Alexandre Carreiro e está fazendo testes para um novo integrante. Sobre essa saída, perguntei ao baterista Marcelo Ledd sobre o assunto.
"Ele (Celso) saiu da banda de repente, então acho que só ele pode responder o por que. Isso claro que atrapalha muito o decorrer do nosso trabalho por causa das mesmas coisas de sempre né, arrumar outro guitarrista ensaiar todo o repertório e blá blá blá, mas as novas músicas estão fluindo bem como trio.
HICSOS ((foto: divulgação) |
O DVD está bem produzido e conta a história da banda de forma bem didática e bacana, normal para uma banda que realmente tem a dizer e consequentemente tem o mérito de repassar com conhecimento de causa ao público e aos seus fãs todo o seu trabalho, ainda mais nas palavras do Marcus Anvito e Marcelo Ledd, respetivamente baixista/vocalista e baterista da banda, e que estão na cena por um bom tempo. Também, para quem ainda não conhece o trabalho da banda, já que existe a probabilidade de muitas pessoas conhecerem o Hicsos através desse DVD, visto que vivemos hoje em uma geração mais visual do que áudio.
O que se percebe claramente ao acompanhar a história do Hicsos no DVd é a diferença do público daquela época para hoje, onde se via shows com uma boa presença de público. Perguntei novamente ao batera sobre essa diferença, no que o baterista Marcelo Ledd me respondeu:
"Ah, essa época era fantástica e ainda trazia esse comportamento dos anos 80 . Era bom demais tocar e ir aos shows, só que com o tempo, acho que a galera começou a se comportar diferente porque todo mundo tinha banda, e foi ficando mais frio o modo de como o público se comporta, mas de vez em quando o pessoal alopra".
O que sabemos é que o Hicsos, apesar de tanto tempo na estrada, ainda tem muita lenha pra queimar. Já são 3 cd´s lançados e reconhecidos, assim como turnês pelo Brasil e Europa.
Sobre o momento atual e o futuro da banda:
"Estamos divulgando nosso DVD e marcando shows pontuais, ao mesmo tempo que estamos dando sequência ao repertório do novo disco que se tudo der certo sairá no segundo semestre. Esperamos que o cara certo para a vaga de guitarrista surja logo para contribuir para as novas composições. Obrigado pelo suporte !"
O DVD tem a participação de pessoas importantes da cena carioca, como Marcelo Mendes, produtor do evento rato no Rio e Pompeu, vocalista do Korzus, banda que sempre foi muito parceira do Hicsos em shows e produção de discos. Falando em shows, eu mesmo me senti muito honrado por contar com um evento que produzi em 2015 e contou com a participação do Hicsos.
Agora, estão esperando o que para adquirir logo esse DVD ?
RECOMENDO.